Caminhar pelas ruas do Complexo Histórico Cultural Judith Carneiro de Mello é conhecer a história de Castro através de um conjunto de imóveis centenários que preservam características arquitetônicas dos séculos XVIII e XIX. Neste local é possível visitar também alguns dos principais atrativos do munícipio como a Igreja Matriz de Sant'Ana, a Casa da Praça, o Museu do Tropeiro e a Exposição Casa de Sinhara.
Igreja Matriz Senhora Sant´Anna
Construção iniciada no século XVIII em taipa de pilão foi ao longo do tempo sendo ampliada e remodelada. Em seu interior destacam-se as esculturas em madeira feitas pelo frei Mathias de Gênova no século XIX e os lustres de cristal doados por D. Pedro II, quando visitou a cidade em 1880. Chama a atenção também o sino de bronze rachado nas comemorações do fim da 2ª Guerra Mundial.
Museu do Tropeiro
É o primeiro museu a retratar o tema do Tropeirismo no Brasil. Inaugurado em 1977, foi idealizado pela professora Judith Carneiro de Mello para ser o testemunho do ciclo que originou a cidade de Castro. São aproximadamente 2.500 peças, documentos e objetos históricos divididos em duas exposições distintas: Exposição Tropeirismo e Casa de Sinhara. Está localizado na Praça Sant'Ana do Iapó, atrás da Igreja Matriz, na casa mais antiga da cidade. Aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 h e aos sábados e domingos das 9h às 13 h. Entrada gratuita. (42) 2122-5534/2122-5289
Casa de Sinhara
É a exposição que contempla o ambiente doméstico na época do tropeirismo. Aqui são encontrados móveis, louças, utensílios de cozinha e acessórios femininos que dão ao visitante uma ideia de como viviam as famílias castrenses nos séculos XIX e início do XX. Também está situada na Praça Sant'Ana do Iapó, nº 51. Aberta de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 13 h. Entrada Gratuita. (42) 2122-5534/ 2122-5289
Casa da Praça
Construída em taipa de pilão em 1870, restaurada em 2000. Hoje é destinada a atividades culturais e exposições artísticas.
Casa da Cultura Emília Erichsen
Localizada na antiga rua de passagem das Tropas. Foi o primeiro jardim de infância particular do Brasil, em 1862. Hoje esse espaço destina-se ao arquivo público municipal e exposições culturais.
Teatro Bento Mossurunga
Inaugurado em 2003, no antigo espaço do Cine Marajá. Dispõe de 314 lugares, com toda estrutura para encenações artísticas.
O nome é homenagem ao músico e compositor castrense, autor da música do hino do Paraná
Comentários
Postar um comentário