Pular para o conteúdo principal

 
Certidão de nascimento: Caramuru Esporte Clube

Os estatutos do caramuru, no capitulo I certifica: esta instituição terá o nome de Caramuru Esporte Clube, é uma sociedade Civil, fundada em 19 de abril de 1917, na cidade de Castro, estado do Paraná, onde terá sua sede.

Art 10º: só poderá ser admitido e permanecer no quadro social da associação, quem satisfazer as seguintes condições: I Gozar de bom conceito e ter boa conduta. II exercer e ter exercido profissão licita; III Não sofre de doença infecto-contagiosas.

Alguns dos fundadores

E pais, que sabem, que um filho é resultado de um amor, e para sobreviver necessita de cuidados do instinto paternal. O caramuru, é um filho que nasce do amor ao futebol de 1917 e durante sua existência, sempre recebeu a dedicação paternal de muitos. São lembrados, na histórica fundação do Caramuru, os nomes dos senhores: Estacio de Macedo, Atila do Amaral, Otaviano Ribas, tenente Linhares, Lulo Nunes, Dr. Loiola, Angelo Rolim, Pedro Novaes, Maneco Nunes e outros.

Pé de Ouro

Denominação dada, ao saudoso Lulo Nunes, o qual é apontado, por unanimidade, como o melhor jogador que passou em toda a história do Caramuru. Segundo as informações do Sr. Maneco Nunes, que também defendeu as cores do Caramuru, com a alcunha de pé de prata, afirma que seu irmão Lulo Nunes jogou no combinado Brasileiro em 1920, contra o Uruguai.

Estádio

Primeiro no campo do antigo prado, depois transferido para a chácara do Tico Rocha, onde a terraplanagem foi feita  no cabo da enxada. hoje com 15.000 m² de área e arquibancada de cimento, recebe com muita gratidão, o nome de estádio Lulo Nunes.

O caramuru espalhou o nome de Castro pelo Brasil

Através dos testes da loteria Esportiva, nos quais nunca foi considerado pela equipe esportiva do pais como "Zebra".

Folha de serviço

O caramuru, foi campeão em torneios promovidos pela liga amadora de Ponta Grossa. Foi vice campeão do Paraná na divisão especial de Profissionais, cujo campeonato participo o trio de Ferro: Curitiba, Atlético Paranaense e Ferroviário, além de outros bons times.

O bravo 2ª quinzena de 03/76


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arthur Ehalt

Quando Arthur Ehalt nasceu em 5 de fevereiro de 1915, em Palmeira, Paraná, Brasil, seu pai, Germano Ehalt, tinha 35 anos e sua mãe, Sofia Margraf Ehalt, tinha 25 anos. Advogado. Ele teve pelo menos 1 filho com Emerenciana de Moura Vasconcellos. Ele faleceu em 12 de dezembro de 1998, em Castro, Paraná, Brasil, com 83 anos, e foi sepultado em Castro, Paraná, Brasil.

Dacio Leonel de Quadros

Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e abriu seu escritório de advocacia no interior do Paraná. Atuou como radialista, destacando-se como narrador esportivo. Foi eleito melhor locutor esportivo do Paraná em 1958. Foi eleito para cargos públicos, como vereador e deputado, desempenhando cargos importantes na gestão pública, como Vice-chefe da Casa Civil e Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Rádio e Televisão do Paraná. Residiu em Curitiba de 1974 até o fim de sua vida e é reconhecido como um dos mais precisos narradores de futebol do rádio paranaense.  Em 1954 mudou-se para Curitiba, sendo contratado pela Rádio Marumby, época em que foi eleito pela Associação Paranaense de Rádio e por representantes das emissoras de Curitiba, como o melhor locutor esportivo do Estado. Em Curitiba, trabalhou também nas rádios Curitibana, Emissora Paranaense e Cultura. Casou-se em 30 de maio de 1959 com Alaíde Grácia, que atuava como radioatriz na PRB2, Rádio Club...

Oney Barbosa Borba

       Oney Barbosa Borba. Advogado, jornalista, escritor, e pesquisador iapoense.      Nascido em 20 de dezembro de 1915, em Ponta Grossa. Desde a sua juventude militando em questões políticas a favor do povo, foi até preso, que segundo seus próprios relatos, era ainda menor de idade, por participar ativamente de movimentos estudantis contra a ditadura eminente na época, foi recolhido para a penitenciaria de Ahú, em Curitiba. Por ainda não ter maioridade foi transferido para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde desde os primeiros momentos se prestou a aprender os exercícios e atividades dos “Homens do fogo”, que posteriormente serviria para seu objetivo principal, escapulir dali.       Bem num dia das crianças, Oney consegue fugir por uma janela, e caindo de vários metros de altura protegido apenas por um paletó corta vento grosso que tinha jogado não chão, onde pousou e saiu em liberdade. Bem nem tanto, a partir daí teve que vive...