Pular para o conteúdo principal

Santo Lazarini da Silva

Nascido aos 01/10/1916 no município de Colombo/PR., filho de Adélia da Silva Lazarini e Domingos Jacobes Lazarini, casado com Etelvina Londres Lazarini, com a qual teve os seguintes filhos: Aurora Lazarini, Reinaldo Lazarini, Leonor Lazarini , Alcides Lazarini da Silva, Terezinha Lazarini da Silva. Mudou-se para o distrito de Abapan, município de Castro no ano de 1950. Construiu  o primeiro forno continuo para a queima de cal. A partir daí houve a necessidade de novas construções para forno, devido o bom desenvolvimento da produção, sendo este um total de seis fornos contínuos, uma fábrica de moagem e de empacotamento de cal, montou também o primeiro e o único posto de gasolina, com borracharia, oficina mecânica e lataria. Para favorecer os empregados e a comunidade em geral construiu um armazém de secos e molhados. Tornou-se, então um empresário de grande porte, dando emprego para mais de 100 pessoas.

Foi eleito no Distrito como Vereador no ano de 1964, tendo mandato de 4 (quatro) anos. Foi reeleito em 1977 com mandato até 1982.
Ambos os mandatos foram coincidentes com os governos dos Prefeitos Dr. Libanio Estanislau Cardoso e Dr. Ronie Cardoso.
Como Vereador sempre foi Edil correto, atento, responsável e batalhador incansável, pelos interesses do Distrito e região por ele abrangida. Tinha personalidade marcante e, constantemente requeria e indicava obras necessárias para melhoria e bem estar da comunidade que representava diretamente.
Mas, além disto, era comuns requerimentos de sua lavra para melhorias que apontava para toda a região de Castro, sem excluir a própria cidade de Castro.
Seu trabalho foi constante e sempre pontilhado da preocupação com o dia a dia da população do interior do município.
Sempre esteve presente nos comentários entre os legisladores o proveito que sempre houve na atuação do Vereador Santo Lazarini da Silva. Sua luta foi contínua pelo desenvolvimento do distrito de Abapan, da defesa intransigente da comunidade do interior.
Em 1978 sofreu um acidente juntamente com sua esposa, a qual veio a falecer ficando o mesmo viúvo.
Em 1986, casou-se com a Senhora Maria Aparecida Lech, tendo com ela 2 (dois) filhos: Jacobs Lazarini e Geovane lazarini, separando-se em 1990.
O mesmo faleceu no dia 30 de outubro de 1991.
Sabe-se que sempre procurou trazer para o Distrito de Abapan todas as melhorias da vida comunitária, quert pela saúde pelo ensino, pelas comunicações, pelos serviços assistenciais básicos, pelo transporte, pelas estradas e muito pelo atendimento das pessoas que se deslocam do interior para a cidade.
Com certeza é do conhecimento desta Comunidade que contemplada pela dedicação deste Vereador, os tantos benefícios que foram reivindicadas e conseguidas e muito auxílio particular doado pelo  homem público castrense que foi SANTO LAZARINI DA SILVA. A Escola levou o nome em homenagem a esse Vereador que muito fez pela Comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arthur Ehalt

Quando Arthur Ehalt nasceu em 5 de fevereiro de 1915, em Palmeira, Paraná, Brasil, seu pai, Germano Ehalt, tinha 35 anos e sua mãe, Sofia Margraf Ehalt, tinha 25 anos. Advogado. Ele teve pelo menos 1 filho com Emerenciana de Moura Vasconcellos. Ele faleceu em 12 de dezembro de 1998, em Castro, Paraná, Brasil, com 83 anos, e foi sepultado em Castro, Paraná, Brasil.

Dacio Leonel de Quadros

Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e abriu seu escritório de advocacia no interior do Paraná. Atuou como radialista, destacando-se como narrador esportivo. Foi eleito melhor locutor esportivo do Paraná em 1958. Foi eleito para cargos públicos, como vereador e deputado, desempenhando cargos importantes na gestão pública, como Vice-chefe da Casa Civil e Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Rádio e Televisão do Paraná. Residiu em Curitiba de 1974 até o fim de sua vida e é reconhecido como um dos mais precisos narradores de futebol do rádio paranaense.  Em 1954 mudou-se para Curitiba, sendo contratado pela Rádio Marumby, época em que foi eleito pela Associação Paranaense de Rádio e por representantes das emissoras de Curitiba, como o melhor locutor esportivo do Estado. Em Curitiba, trabalhou também nas rádios Curitibana, Emissora Paranaense e Cultura. Casou-se em 30 de maio de 1959 com Alaíde Grácia, que atuava como radioatriz na PRB2, Rádio Club...

Oney Barbosa Borba

       Oney Barbosa Borba. Advogado, jornalista, escritor, e pesquisador iapoense.      Nascido em 20 de dezembro de 1915, em Ponta Grossa. Desde a sua juventude militando em questões políticas a favor do povo, foi até preso, que segundo seus próprios relatos, era ainda menor de idade, por participar ativamente de movimentos estudantis contra a ditadura eminente na época, foi recolhido para a penitenciaria de Ahú, em Curitiba. Por ainda não ter maioridade foi transferido para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde desde os primeiros momentos se prestou a aprender os exercícios e atividades dos “Homens do fogo”, que posteriormente serviria para seu objetivo principal, escapulir dali.       Bem num dia das crianças, Oney consegue fugir por uma janela, e caindo de vários metros de altura protegido apenas por um paletó corta vento grosso que tinha jogado não chão, onde pousou e saiu em liberdade. Bem nem tanto, a partir daí teve que vive...