Em 1896, em castro nasce Jose Pedro Novaes Rosa, Filho de Francisco Batista Rosas e Mécia Novaes Rosas, e Neto do Primeiro Prefeito da cidade Castro Jose Felix Novaes do Canto. A casa é conhecida de todos, imagino, hoje muito conhecida como CASA DA PRAÇA, situada na Praça Getúlio Vargas, no antigo largo da Matriz.
Estudou em Curitiba no colégio do professor Júlio Teodorico até o 5º ano, transferiu se para o Colégio Diocesano e no Mosteiro de São Bento. E por fim cursou o curso de Direito em São Paulo, desistiu por causa de sua saúde, voltou para castro, na Fazendo Mocambo, de seu avô.
Como seu avô, inteirado na fazenda, mas também na política da cidade, dedicando-se ao estudo de documentações em arquivos municipais, cartórios, livros tombos das igrejas, foram muitas suas viagens para são Paulo para realizar essas pesquisas.
Atuou como ajudante e advogou por tempos, e também atuante camarista. Pedro Novaes foi prefeito de Castro por duas vezes, filiado a UDN, foi eleito em 1947 e governou por quatro anos ate 1951 e durante o período de 1959 a 1963. Entre sues maiores feitos estão. Doações de lotes por aforamento, aumento do calçamento e iluminação pública, ampliação do acervo da biblioteca, construção e manutenção de estradas. Cooperou sempre a favor dos necessitados e do município.
Jose Pedro Novaes Rosa colaborou em inúmeros jornais em Castro e Curitiba, entre outros, podemos citar O Estylete (1920); Castro Jornal (1931).
Foi membro do Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Paraná. Escreveu dois livros de total importância para a história das cidades de Castro e Ponta grossa, consecutivamente, publicada pela Prefeitura da Castro intitulado A Fundação da Cidade de Castro e também editado pela prefeitura de Ponta Grossa a obra A Fundação da Cidade de Castro.
Em 1915 é i iniciado na Loja Maçônica Fraternidade Castrense, logo, em 1919, é eleito venerável, e eleito orador da Loja em 1920. Ate o ano de 1951 ele já se encontra elevado ao grau 32. Pedro Novaes é nomeado delegado para representar as Lojas do interior.
Novaes Rosas veio a falecer no dia 17 de abril de 1972, sendo assim se foi um dos maiores de nossa cidade.
Comentários
Postar um comentário