Pular para o conteúdo principal

Nicolau Jacob Filho e a Pinceis Tigre S/A

A história da TIGRE começa antes mesmo da sua fundação, quando o jovem filho de um madeireiro do Estado do Paraná decide partir para a Europa, com um objetivo definido: aprender a difícil arte de fazer pincéis de alta qualidade, até então privilégio de alguns centros. europeus. Este jovem chamava-se Nicolau Jacob Filho. Durante sua prolongada permanência de estudos e trabalho na Europa, Nicolau pode sentir a extrema complexidade de uma indústria que, para desenvolver-se normalmente, requer conhecimentos de várias outras atividades industriais, como metalurgia, química, indústria madeireira, além de profundo conhecimento de pelos e fibras naturais e sintéticas. 

Assim, ao retornar ao Brasil em 1929, depois de haver concluído com brilhantismo seu curso técnico, ele tinha consciência dos problemas enormes que teria de enfrentar, para montar uma indústria de ferramentas de pintura num país quase sem tradição industrial. Mas era exatamente esse desafio que o momento histórico da nação lançava a todos os empreendedores brasileiros: transformar o Brasil em um país moderno e industrializado, livrando-o da condição de simples exportador de matérias-primas. Nicolau aceitou o desafio. Absolutamente convencido da importância excepcional que suas ferramentas de pintura teriam para o processo de desenvolvimento industrial brasileiro, e das possibilidades de mercado que daí adviriam, fundou a firma N. Jacob Filho, identificando seus produtos pela marca "Tigre", numa referência ao Rio Tigre, em cujas margens se desenvolveu a civilização mesopotâmica, importante marco no processo de evolução da cultura humana. Os longos anos que se acrescentaram à vida da nova indústria, a partir de então, foram marcados pelo permanente progresso tecnológico, pelo continuo desenvolvimento de seus produtos e equipamentos, pela. conquista de novos mercados e pela total consolidação econômico-financeira da empresa. Em 1939, seu décimo aniversário foi comemorado já com as primeiras vendas para o exterior. Em 1946, a firma N. Jacob Filho transforma-se em sociedade anônima e adota a denominação PINCÉIS TIGRE S/A, estendendo à razão social da empresa o prestígio que sua marca já capitalizara ao longo de quase duas décadas. Em 1987, foi fundada a Tigre S/A Produtos Artísticos. A nova empresa tem a seu cargo a fabricação dos produtos artísticos e escolares "Tigre, bem como os da marca Pinctore.  Hoje, a Tigre conta com cerca de 1.500 funcionários distribuídos entre a Matriz e a Tigre S/A Produtos Artísticos em São Paulo; Fábrica de Pincéis Tupi Ltda., localizada em Castro, Paraná; Aracaju Fibras Ltda., instalada em Sergipe; e Indústria Batil de Pincéis para Barba Ltda, também localizada em São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arthur Ehalt

Quando Arthur Ehalt nasceu em 5 de fevereiro de 1915, em Palmeira, Paraná, Brasil, seu pai, Germano Ehalt, tinha 35 anos e sua mãe, Sofia Margraf Ehalt, tinha 25 anos. Advogado. Ele teve pelo menos 1 filho com Emerenciana de Moura Vasconcellos. Ele faleceu em 12 de dezembro de 1998, em Castro, Paraná, Brasil, com 83 anos, e foi sepultado em Castro, Paraná, Brasil.

Dacio Leonel de Quadros

Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e abriu seu escritório de advocacia no interior do Paraná. Atuou como radialista, destacando-se como narrador esportivo. Foi eleito melhor locutor esportivo do Paraná em 1958. Foi eleito para cargos públicos, como vereador e deputado, desempenhando cargos importantes na gestão pública, como Vice-chefe da Casa Civil e Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Rádio e Televisão do Paraná. Residiu em Curitiba de 1974 até o fim de sua vida e é reconhecido como um dos mais precisos narradores de futebol do rádio paranaense.  Em 1954 mudou-se para Curitiba, sendo contratado pela Rádio Marumby, época em que foi eleito pela Associação Paranaense de Rádio e por representantes das emissoras de Curitiba, como o melhor locutor esportivo do Estado. Em Curitiba, trabalhou também nas rádios Curitibana, Emissora Paranaense e Cultura. Casou-se em 30 de maio de 1959 com Alaíde Grácia, que atuava como radioatriz na PRB2, Rádio Club...

Oney Barbosa Borba

       Oney Barbosa Borba. Advogado, jornalista, escritor, e pesquisador iapoense.      Nascido em 20 de dezembro de 1915, em Ponta Grossa. Desde a sua juventude militando em questões políticas a favor do povo, foi até preso, que segundo seus próprios relatos, era ainda menor de idade, por participar ativamente de movimentos estudantis contra a ditadura eminente na época, foi recolhido para a penitenciaria de Ahú, em Curitiba. Por ainda não ter maioridade foi transferido para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde desde os primeiros momentos se prestou a aprender os exercícios e atividades dos “Homens do fogo”, que posteriormente serviria para seu objetivo principal, escapulir dali.       Bem num dia das crianças, Oney consegue fugir por uma janela, e caindo de vários metros de altura protegido apenas por um paletó corta vento grosso que tinha jogado não chão, onde pousou e saiu em liberdade. Bem nem tanto, a partir daí teve que vive...